Convocação para Ano Nacional Mariano

 Ano Nacional Mariano


Estamos no Ano Nacional Mariano e somos convidados a aprofundar a nossa devoção a Virgem Maria, que certamente será marcado por muitas graças de nossa Mãe para o nosso povo Brasileira.
É certamente um motivo de grande alegria para todos nós que somos católicos e amamos a Mãe Imaculada. Aproveitemos para nos aprofundar nessa graça nos dada por Deus e entremos nos misterios de Maria através de suas mensagens e ensinamentos.
 Foi proclamada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , este Ano Nacional Mariano em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul, na então cidade Guaratinguetá (SP). O Ano Mariano teve início no dia 12 de outubro e terminará no dia 11 de outubro de 2017. De 2016 a 2017, celebramos também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.
Tendo em vista o Jubileu dos 300 anos de Aparecida e o Jubileu dos 100 anos de Fátima, bem como a profunda comunhão espiritual que existe entre Brasil e Portugal, Padre Paulo Ricardo teve a inspiração de convidar todos nós para viver, a partir desde mês, a devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria, conforme nos foi pedido nas aparições de Fátima. Sendo assim, convidamos você, leitor do blog Todo de Maria, a praticar esta devoção, que nos foi pedida por Nossa Senhora, por vontade de seu Filho Jesus Cristo.
O pedido da reparação ao Imaculado Coração de Maria
Numa das aparições em Fátima, a Virgem Maria prometeu a Irmã Lúcia que lhe revelaria a devoção reparadora e que ela seria propagadora desta devoção. Depois de alguns anos, o próprio Jesus Cristo apareceu a Lúcia e manifestou-lhe o desejo de que, junto ao seu Sacratíssimo Coração, fosse também reparado o Imaculado Coração de Maria. Algum tempo depois, em 10 de Dezembro de 1925, Nossa Senhora apareceu a Irmã, ao lado do Menino Jesus. A Santíssima Virgem tinha numa das mãos um coração cercado de espinhos. A respeito dessa aparição, o Menino disse a Lúcia: “Tem pena do Coração de sua SS. Mãe que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos lhe cravam sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar”[1].
Logo depois que o Menino Jesus disse essas palavras a Irmã Lúcia, a Mãe de Deus explicou a ela espiritualidade reparadora ao seu Imaculado Coração:
Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de me consolar e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao 1º sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas[2].
Em suas aparições, Nossa Senhora manifesta sua dor, não somente por causa das ofensas cometidas contra ela, mas também devido aos pecados que ofendem Deus e, ao mesmo tempo, expõem as pessoas que os cometem ao perigo de serem condenadas às penas do Inferno. Embora a Santíssima Virgem esteja salva, na glória celeste, ela não é insensível ao mal que cometemos, primeiramente contra nós mesmos, mas também contra o próximo. Por isso, de algum modo, a Virgem Maria sofre e pede reparação.
Esta devoção reparadora tem como finalidade não somente consolar o Imaculado Coração de Maria, arrancando-lhe os espinhos que os pecadores lhe cravam a todo o momento, mas também de obter a misericórdia de Deus em benefício de tantas pessoas que vivem imersas no pecado.
Como praticar a devoção reparadora ao Imaculado Coração?
A própria Virgem Maria nos ensinou a devoção reparadora das ofensas cometida contra o seu Coração Imaculado. Esta devoção consiste em – durante cinco primeiros sábados, de cinco meses seguidos, com a intenção de reparar os nossos próprios pecados e os de toda a humanidade contra o Imaculado Coração de Maria – fazer quatro atos de piedade:
1 – A Confissão: devemos confessar nossos pecados, de preferência no primeiro sábado do mês. Todavia, caso seja impossível, ou muito difícil, podemos confessar com antecedência de oito dias ou mais. De qualquer forma, recordamos que é necessário estar em estado de graça no primeiro sábado do mês, a fim de comungar nesse dia. Outro requisito é que a confissão deve ser feita na intenção de reparar as ofensas contra o Imaculado Coração de Maria. Esta intenção reparadora não precisa ser dita ao confessor, mas apenas apresentada a Deus antes da confissão. Se acontecer de esquecermos a intenção reparadora, podemos colocar essa intenção na próxima confissão. Mas, devemos aproveitar a primeira oportunidade que tivermos para nos confessar;
2 – O Santo Terço: devemos rezar o Terço Mariano no primeiro sábado do mês, na intenção da reparação ao Imaculado Coração de Maria;
3 – Os 15 minutos de meditação dos mistérios do Santo Rosário: a Virgem Maria pediu que fizéssemos companhia a ela durante pelo menos 15 minutos, meditando sobre um ou mais dos 15 mistérios do Rosário[3], igualmente na intenção reparadora ao seu Imaculado Coração. A título de sugestão, podemos meditar os mistérios do Rosário conforme o tempo litúrgico: no tempo do Advento, podemos meditar os mistérios Gozosos; no tempo da Quaresma, os Dolorosos; no Tempo Pascal, os Gloriosos; no Tempo Comum, podemos meditar aqueles mistérios que mais dizem respeito à Liturgia do dia ou do domingo;
4 – A Comunhão Eucarística: devemos participar da Santa Missa e comungar, também na intenção de reparar as ofensas contra o Imaculado Coração. A comunhão é um ato essencial da devoção ao Imaculado Coração de Maria.
Recordamos mais uma vez que a intenção reparadora é importantíssima em todas as práticas da devoção dos cinco primeiros sábados. Pois, as ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria também ofendem gravemente o Sacratíssimo Coração de Jesus. Sendo assim, não deixemos de formular a intenção reparadora ao Coração de Maria, para que reparemos também o Coração de Jesus.
Caso não seja possível cumpri-la nesse dia da semana, esta devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria como um todo pode também ser feita no domingo seguinte ao primeiro sábado. No entanto, há duas condições para praticar esta devoção no domingo: 1) Deve haver um motivo justo para a troca; 2) É necessário pedir a autorização de um Sacerdote.
Veja também
Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “O Ano da Virgem Maria”:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os principais Santuários Marianos do Mundo

Preparação para a consagração

Espiritualidade Monfortina