10 livros sobre meditação cristã que lhe levará ao encontro com Deus




A meditação é antes de tudo um “encontro” conosco mesmo e com Deus que nos aguarda nas profundezas de nosso ser.

A meditação é a pratica em solidão, mas é uma excelente forma de aprender a se relacionar e misteriosamente, o verdadeiro antídoto para a solidão.
Não estaremos mais procurando uma auto-confirmação. Estaremos fazendo buscas de amor...
DOM JOHN MAIN, OSB

" No teu âmago estou, ao compilar-te comigo, encontrar-me-ei.Maravilhas ei de encontrar, na intimidade do teu ser é que estou a te esperar" 
(Jesus por Beatriz de Maria)

" Bate que te abrirei, pede que te darei, busca que encontrar-me-ei (Mt, 7,7)


Abaixo relacionamos 10 livros indicados pela  Comunidade mundial para a meditação Cristã, sobre meditação cristã, que ajudará a você se aprofundar nesse assunto e compilar-se com Deus no fundo de seu âmago. Uma boa leitura!


1-Os olhos do coração

Em Os olhos do coração – a meditação na tradição cristã, o monge beneditino Dom Laurence Freeman fala do resgate de uma prática contemplativa milenar e de como ela pode integrar o nosso cotidiano.

Ao abordar temas que tocam profundamente nossa espiritualidade, o autor cria condições para explicar os conceitos que estão por trás da meditação cristã, um antigo ensinamento da sabedoria monástica que atualmente desperta interesse crescente em diversas comunidades.

Destacando a importância de uma vida contemplativa também para os leigos, Dom Laurence afirma que mais do que nunca a espiritualidade deixa de ser uma forma de fugir dos problemas do mundo e torna-se um modo de encontrar soluções para eles. Revela que um dos caminhos mais efetivos para desenvolver a espiritualidade é o exercício da meditação.

Diretor espiritual da Comunidade Mundial de Meditação Cristã, o autor viaja constantemente por diversos países realizando palestras, conduzindo retiros e promovendo o diálogo ecumênico e inter-religioso, sempre lembrando que a meditação é uma prática presente em toda as culturas do Oriente e do Ocidente. E por meio dela o ser humano pode se familiarizar consigo mesmo e com o Universo. 


2-O Caminho do Não Conhecimento

E o que acontece quando você vir a luz? Ignore-a. Quando voe começa a meditar todo tipo de fenômenos psicológicos se faz presente. Para algumas pessoas nada acontece. Outras talvez vejam cores, formações nebulosas ou ouçam algo, mas o importante é ir além desses fenômenos. Eles não têm muita importância. Provavelmente estão mais associados ao seu fígado e o que você comeu do que a uma experiência espiritual. Nem todos gostam de ouvir isso, mas o importante é dizer o mantra com um crescente espírito de pobreza e fidelidade.


3-Perder para Encontrar

Este é um livro sobre meditação. A meditação que é uma disciplina e um caminho para a liberdade. É um caminho para viver o mistério da vida, seus sofrimentos e alegrias, na fé e no poder da fé que cura e eleva o ser humano para o amor de Deus e do próximo

4-Prática Diária da Meditação Cristã

A ¨meditação crist㨠é prática de oração legada pelos monges e eremitas, os Padres do Deserto. Trata-se de oração sem palavras. Essa prática de oração está aberta a todos. O método é muito simples. ¨Nossa dificuldade - diz o autor - está em aceitar a simplicidade.¨


5-O Momento de Cristo

O momento de Cristo é em si um guia simples e prático da tradição cristã e do exercício da meditação. Entre os muitos aspectos da oração silenciosa abordados aqui estão: o caminho do silêncio, da quietude, o caminho do mantra, os caminhos e recursos utilizados para deixar as distrações para trás, para transceder a autoconsciência, para superar as técnicas de oração, para alcançar a plenitude da vida no amor e no silêncio.


6-A Luz que vem de Dentro

Este livro apresenta a arte de meditar, a dificuldade que as pessoas sentem em realizar tal prática, as exigências para fazer uma experiência de meditação e a maneira de saborear os frutos da meditação.


7-Meditação Cristã

Este livro nasceu de conferência proferida na abadia de Gethsêmani, onde Thomas Merton viveu. Como iniciação à oração e à prática cristã, este livro é insuperável em simplicidade e testemunho de vida. O autor mostra que o desafio a qualquer comunidade cristã é descobrir o poder que ela recebe do Espírito Santo, e reviver a santidade que lhe é própria. O autor descreve sua própria caminhada espiritual e mostra o caminho da oração e da meditação como via aberta a todos.


08-A Palavra que Leva ao Silêncio

Este livro poderá servir de guia para quem deseja crescer em sua vida espiritual através da prática da meditação. Apresenta um modelo de oração breve e silenciosa, feita na simplicidade e na abertura disponível, a fim de que a experiência de Deus para nós seja realidade, na perseverança fiel em nossa meditação diária. Este encontro com Deus pouco a pouco tomará todo o nosso ser, ampliando nossos relacionamentos com os outros e fazendo-nos crescer em profundidade e com compreensão.

09-Jesus, o Mestre Interior
Jesus é uma força indispensável para a realização de qualquer espiritualidade autêntica. Embora a maioria das pessoas tenha problemas com a Igreja ? como uma grande parte de seus próprios freqüentadores ?, a pessoa de Jesus é um dos constantes faróis que guiam a humanidade, para além do egoísmo e da violência do desespero, em direção aos objetivos mais elevados de bondade e serenidade que ela continuamente estabelece para si mesma. À medida que o Ocidente e o Oriente se encontram e exploram suas heranças espirituais mútuas em uma amizade nova para a cultura humana, somos todos incentivados a questionar o significado, o propósito e a identidade essenciais de nossas tradições religiosas.

10- “A PALAVRA QUE VEM DO SILÊNCIO” 
(ed. Paulus), John Main expõe o seu método de meditação:
“...Vou explicar a técnica básica da meditação. Sente-se confortavelmente e relaxe. Certifique-se de que está sentado em posição erecta. Respire calma e regularmente. Feche os olhos e depois, em sua mente, comece a repetir a palavra que você escolheu como sua palavra de meditação. (...) “Repita a palavra ou frase calmamente, serenamente, e, sobretudo, com absoluta fidelidade ao tempo pleno de sua meditação, que deve ficar entre vinte e trinta minutos.” (pág.32).
Fonte: Comunidade mundial para a meditação Cristã


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os principais Santuários Marianos do Mundo

Preparação para a consagração

Espiritualidade Monfortina