Espiritualidade Monfortina

O caminho de Maria

Como diz são Luís, necessitamos tomar o mesmo caminho escolhido por Deus. Este caminho que tomou seu amor para vir até nós passou por Maria. Em nossa ascensão até Deus precisamos seguir o mesmo caminho: "Por meio da Santíssima Virgem Maria veio Jesus Cristo ao mundo, e por meio d'Ela deve também reinar no mundo" (VD 1). No entanto é necessário alertar que Maria não é o fim último. O fim último é o Reino de Deus. A devoção a Maria é um meio, o mais excelente, para chegar à meta "o melhor meio e o segredo mais maravilhoso para adquirir e conservar a divina Sabedoria" (ASE 203), precisamente porque Maria foi o melhor meio escolhido por Deus para realizar seu desígnio de Amor.

A perfeita devoção à Maria ou a consagração total
A devoção à Maria será "o maior meio para adquirir e conservar a divina Sabedoria" desde que seja autêntica ou verdadeira, e não falsa, superficial ou imaginária. São Luís reconhece que há muitas formas de devoção à Maria que respondem aos critérios da verdadeira devoção, mas defende que entre todas há uma que é "caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar a união com o Senhor" (VD 152). Consiste em consagrar-se totalmente a Maria para consagrar-se totalmente a Jesus Cristo. A finalidade última não é, pois, a consagração a Maria mas a Cristo. Contudo, essa é a maneira mais segura para realizar essa consagração, que ele considera idêntica à consagração de si mesmo no Batismo, mas feita de uma maneira mais pessoal e consciente. A razão pela que privilegiou a Maria como caminho que conduz a essa consagração é porque, Maria foi o caminho escolhido por Deus para testemunhar-nos seu amor, porque Maria é a criatura consagrada por excelência a Deus, em seu Filho, e é para nós modelo de consagração. Ela é a figura da Igreja, do conjunto dos discípulos de Cristo, posto que foi a perfeita discípula e imitadora de seu Filho.
A forma que propõe de devoção a Maria, e por ela a Cristo, se chama às vezes consagração, aceitando que em sentido estrito consagração não pode aplicar-se mais que em relação a Deus. Também diz que prefere falar somente de consagração à Cristo Sabedoria eterna e encarnada, pelas mãos de Maria. Mas cita outras expressões que hoje também se poderiam empregar. O que também se pode dizer da expressão "santa escravidão", com a que ele mesmo designa durante sua vida esta devoção. Em nossos dias essa expressão pode parecer  chocante.
  
O segredo de Maria
Como sabia muito bem que esta forma de devoção não era conhecida de imediato por todos, são Luís a considerava como um "segredo". Exigia um estudo mais profundo para perceber seu valor, assim como a graça acolhida como fidelidade. Mil vezes feliz aquele a quem o Espírito Santo revela o segredo de Maria (SM 20).

A Cruz
Outro segredo em que insiste para garantir uma conformidade real com Cristo e a aquisição da divina Sabedoria, é o segredo da Cruz. Assim como a Cruz de Cristo foi a vitória maior da Sabedoria divina e a maior prova do amor de Deus por nós, assim também a aceitação da Cruz em nossas vidas constitui um meio seguro para entrar no movimento que nos leva a Deus. Trata-se da aceitação do sofrimento inevitável quando se busca permanecer fiel aos compromissos com Deus, e da aceitação de outras formas de sofrimento que podem ter como efeito purificar nossa consciência e nossas intenções, por exemplo a mortificação. A Cruz é a insígnia, o distintivo e arma de todos os eleitos (ASE 173). A mortificação é um dos meios essenciais para adquirir a Sabedoria divina (ASE 194-202). São Luís jamais nunca considera a Cruz como algo negativo mas sempre como companheira e consequência do amor, tanto no movimento descendente do amor de Deus em direção a nós como no movimento ascendente de nosso amor em direção a Ele.
A espiritualidade monfortina poder-se-ia resumir com a fórmula: "SÓ A DEUS, POR MEIO DE CRISTO SABEDORIA, NO ESPÍRITO SANTO, EM COMUNHÃO COM MARIA, PELO REINO DE DEUS".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os principais Santuários Marianos do Mundo

Preparação para a consagração