Escutai o Espirito Santo

"A Renovação da Face da terra, prevista pela Beata Elena Guerra, "Apóstola do Espírito Santo" é uma renovação perene, não ocasional.Consagrou ela sua própria existência à tarefa de retornar ao Espírito Santo, para dizer que a vida do homem deve ser regenerada, o que o Amor deve ser redescoberto, transformando-se assim no principio propulsor da história, para afirmar que, por meio do Espírito Santo, o homem se torna capaz de ações que, de outra forma seria impossível"
Amedea Andreini, La vove Dello Espirito Santo.
Elena Guerra, San Paolo, 1998, p.195

Retornemo-nos ao Espírito Santo para que Ele retorne a nós, e esse retorno não pode se resumir ou se esgotar a um momento, quando estamos na Igreja ou em nosso quarto em oração, ou a uma ocasião circunstancial. Retornar ao Espirito Santo precisa ser uma definitiva disposição interior diária, perene e constante  de acolhimento a esse amor que nos foi prometido por Cristo " Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." 
( João 14,26).  

Nos  reconhecendo como  templo vivo , morada do Espirito, portanto, não indiferentes, frios, distantes, como muitas vezes agimos, temos que intender que essa efusão que experienciamos não é o derramamento definitivo em nossas vidas. O derramamento do Espirito não se esgota é constante e crescente.
O Espirito Santo quer ter um relacionamento interpessoal conosco,quer nos levar a uma experiência progressiva e perene. Precisamos retornar a esse amor! " Ele habita em nós, ora por nós e ora em nós".  
Necessitamos Dele para nos ensinar e nos recordar  de “Tudo”, conforme Jesus nos afirma na citação acima mencionada. Então,como vamos ser ensinados se não temos essa constante intimidade com o Paráclito? Ele foi enviado pelo Pai para que não ficássemos sós e nos ajudar a prosseguir no caminho da santidade e da salvação.

             

             Vocação de todo Ser Humano

A vida no Espirito é vocação de todo ser humano, buscá-la é fortalecer-se diante das dificuldades, equilibra-se diante dos conflitos e provações, e mediante aos caminhos trilhados na penúria,  ser inundado pela Graça Divina, luz que ilumina os nosso passos. 
Outrossim, nessa perene relação de fé e amor,  encontramos o sentido da vida!





Dificuldades, provações, cruz, todos teremos, a questão é: 
Estamos vivendo de fato á luz do Espírito Santo,ou vivemos no + ou - ? 
Será que estamos sendo fieis a Graça do Derramamento do Espírito em nossas vidas?
Estamos mesmo sendo instruídos, ensinados e conduzidos pelo Espírito? 
O seu clamor ”vem Espirito santo “ é sincero, ou é remitente? 
Temos de fato nos colocado a escutar o Espírito Santo? 
Estamos sinceramente sendo dóceis a esta escuta? Ou até ouvimos, mas não escutamos?

  
Diferença entre escutar e ouvir

 Diz Philippe Madre, (Psicologo, autor de vários livros): do ponto de vista bíblico, há uma grande diferença entre ouvir e escutar. Eu posso ouvir e permanecer em minhas opiniões, mas se eu escuto, significa, entretanto, que estou disposto a acolher e a por em prática o que ouvi.
"Um verdadeiro discípulo não apenas ouvi seu mestre, ele o escuta docilmente pronto a praticar o ensinamento do mestre".


4 passos para  retornar constantemente ao Espírito Santo

1-  Buscando o transbordamento perene do Espirito Santo prometido, na Palavra de Deus( EF5,18b)
2-    Manifestando a nossa sede por água viva (Jo 7, 37-39)
3-    Pedindo por Ele, como nos ensina a Palavra e a Igreja(Lc.11,13) 
4-    Colocando-se a escuta do Espírito, com docilidade permanentemente(1Cor 2,6-15)

A vida no Espirito não progride e não se desenvolve de maneira automática e nem por acaso. Muitos dizem... tenho o Espirito Santo, pronto, e isso basta! Não!!! Não mesmo!  Ele sopra onde quer, ele é Deus, Soberano, porém, O Espirito Santo é dócil, sutil, e jamais se apossará de alguém de modo a invadir sua personalidade ou vontade. Necessário é que, nós o queiramos, e usemos também de docilidade, convida-o  para essa convivência diária conosco.
 “Vem Espirito Santo”, conduz minha vida, abrir o meu coração para ouvir e escutar-te. È preciso busca-lo com sede... “Buscar permanentemente sempre cheio de sua presença”! (Ef5,18b) 
Assim, então, transbordando,como Apóstolos da Efusão, direcionados e inspirados, vivermos permanentemente o Pentecostes, disseminando essa  cultura de Amor, a qual somos chamados.

O Poder da Oração
A oração é o respiro de vida da alma de todo cristão. Dela precisam pequenos e grandes, fracos e fortes. Nada aproxima tanto o homem de Deus do que um coração orante. É o coração que reza, diz o Catecismo da Igreja.
O Espírito Santo é o protagonista da oração cristã. É na oração, que Ele se manifesta como Aquele “que vem em auxílio a nossa fraqueza” (Rm 8, 26).
Jesus é o modelo do perfeito orante: Ora Ele mesmo, ensina seus discípulos a orar, recomenda insistentemente a oração e morre orando.
Ao longo da história, o mundo permaneceu de pé porque homens e mulheres estavam de joelhos. Em nossos dias, cresce entre o povo de Deus, o número de crentes que colocam a oração em primeiro lugar em suas vidas, colaborando diretamente para a renovação espiritual do nosso tempo. Surgem e crescem movimentos e grupos de oração.
Elena Guerra em sua intimidade com o Espírito Santo, é levada a orar e faz os outros orarem. Desejava que o mundo fosse um cenáculo permanente de oração ao Espírito, para que Ele renovasse a face da Terra. Para ela a oração é o amor que se prosta, o amor que adora. Seu segredo na vida de oração é simples: A oração é a chave que abre seu dia e a chave que o fecha.
Pentecostes também foi fruto da unânime oração no Cenáculo. Se desejamos o novo Pentecostes que renove a Igreja e o mundo, o caminho não pode ser outro senão a Oração.
Que as orações inspiradas da Beata Elena ao Espírito Santo nos levem a um compromisso maior com a nova civilização do amor através da graça de um Novo Pentecostes. Começemos orando!

Oração - Veni Sancte Spiritus
Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai
e enchei os nossos corações com os vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o intercessor do Deus excelso, o dom sem par,
A fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai,
Por ele prometido a nós, por nós seus efeitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
Nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedi-nos a paz;
Se pela graça nos guiai, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer.
Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.
(Hrabamus Maurus, +856)


Dica de Leitura: Escutai o Espírito Santo
A missão da Renovação Carismática Católica é semear a cultura de Pentecostes. O livro Escutai o Espírito Santo – Elena Guerra e João XXIII no “Século do Espírito Santo”, de Reinaldo Beserra dos Reis, coordenador estadual da RCC de São Paulo, nos remete às origens da nossa identidade. A leitura traz a história da Beata Helena Guerra, chamada pelo Papa João XXIII em sua cerimônia de beatificação de apóstola da devoção ao Espírito Santo. 


Fonte de referência
Livro :Escutai o Espirito Santo
Reinaldo B. dos Reis- Editora RDD Brasil


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os principais Santuários Marianos do Mundo

Preparação para a consagração

Espiritualidade Monfortina