A voz do Papa

Alerta do papa sobre a “religião de maquiagem”


Em sua homilia, o nosso querido Papa Francisco no dar um alerta e fala para termos cuidado com a religião de aparência, vivida na superficialidade da fé, e pedi que vivamos a fé no caminho da humildade

O papa Francisco diz “A liberdade cristão vem de Jesus, não das obras humanas”. refletindo o Evangelho em que Jesus repreende um fariseu que só dava atenção às aparências e não à substância da fé, resposta que Jesus dar ao fariseu quando o critica por não ter feito o rito de purificação.
 Resposta de Jesus “‘Vocês fariseus limpam o externo do copo e do prato mas por dentro vocês estão cheio de avidez e de maldade’.
Ressalta o Santo Papa...Jesus observa essas atitudes deles por  muitas vezes no Evangelho . ‘vocês são maus por dentro, não é justo, não é livre. Vocês são escravos porque não aceitaram a justiça que vem de Deus, a justiça que nos deu Jesus’”.
 Jesus pede também a humildade, que se rezemos  sem que se sejamos vistos, ao contrario dos hipócritas rezavam e davam esmolas para que lhes admirassem.ao contrário, destes devemos fazer em segredo, Jesus nos indica a estrada da humildade.
Afirma o Papa, que o importante é a liberdade que deu a redenção, o deu o amor, a liberdade interior, liberdade que lhe leva a fazer o bem sem olhar a quem, no escondido, sem a necessidade de anunciar, tocar as trombetas. Afirma que a estrada da verdadeira religião é a mesma de Jesus: a humildade, a humilhação. Jesus através do apostolo Paulo em filipenses diz:  “ humilhou a Si mesmo, esvaziou a Si mesmo.”
Esse é o  única caminho para nos tirar do egoísmo, da cobiça, da soberba, da vaidade, da mundanidade.Jesus repreende aqui a religião da maquiagem: a aparência, fingir parecer mas por dentro… Jesus usa para esta gente uma imagem muito forte:
 "Vocês são túmulos reluzentes, bonitos por fora mas dentro cheios de ossos de mortos e podridão’”. Assim com essa bela homilia, nosso querido Papa nos convida a rejeitar, expulsar, as aparências a  hipocrisia e vivermos a verdadeira religião deixada por Jesus nosso Senhor. Nos recorda o Papa que Jesus nos chama a fazer o bem com humildade e que a redenção é alcançada por esse caminho. Jesus nosso maior exemplo de Amor e humildade trilhou esse caminho, lembra-nos o Papa, ”Jesus  humilhou-se na cruz”.
“Peçamos ao Senhor que não nos cansemos de caminhar por esta estrada, de não nos cansarmos de rejeitar esta religião da aparência, do fingir ser… E caminhar silenciosamente fazendo o bem, gratuitamente, como nós gratuitamente recebemos a nossa liberdade interior. E que Ele proteja esta liberdade interior de todos nós. Peçamos esta graça! encerra assim sua homilia.
Veja também: Como enfrentar dificuldades - Papa Francisco, click no vídeo abaixo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os principais Santuários Marianos do Mundo

Preparação para a consagração

Espiritualidade Monfortina