5 Minutos com Deus

17-10-2016 (segunda-feira)

Evangelho - Lc 12,13-21

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão
 “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para esclarecer, Ele conta a parábola de um homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte quanto ao perigo que corremos quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos! O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna pessoas frias, insensíveis, fechados no nosso mundo particular. 
Na narrativa, confronta-se a lógica do homem com a lógica de Deus: a lógica do homem é guardar, é acumular, é ter sempre mais, já, a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Jesus é a nossa maior riqueza, valorizemos este tesouro, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta,  é a garantia de um dia recebermos uma  herança de valor incalculável, o único bem que não perece, o bem maior, que é a vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor e gratuidade. 
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é! Não alcançamos a plenitude pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor infundido por Deus em nossos corações, é este, o amor que nos une como irmãos. 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! 

Comentário de  Olívia Coutinho da Liturgia diária comentada

Click ai em baixo e conheça a vida de Santo Inácio de Antióqui o Portador de Deus

Assista  o vídeo abaixo de Padre Paulo Ricardo, ele explica a razão para você ser Católico
PORQUE NÃO SOU PROTESTANTE?




Se você gostou inscreva-se no nosso Blog, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os principais Santuários Marianos do Mundo

Preparação para a consagração

Espiritualidade Monfortina